Soft Skills e a sua importância no novo mercado de trabalho.
logo

Select Sidearea

Populate the sidearea with useful widgets. It’s simple to add images, categories, latest post, social media icon links, tag clouds, and more.
hello@youremail.com
+1234567890

Soft Skills e a sua importância no novo mercado de trabalho.

Soft Skills e a sua importância no novo mercado de trabalho.

As mudanças no mercado de trabalho estão impactando a forma como vivemos e moldando o nosso futuro. É comum ouvirmos reportagens sobre o desaparecimento e surgimento de novas profissões. Junto com todas essas transformações, vêm a necessidade de desenvolver novas habilidades para o exercício de novas atividades.

 

As novas habilidades exigidas pelo mercado de trabalho deixam de ser técnicas para se tornarem habilidades pessoais. Esse tipo de competência é desenvolvida por meio de experiências vividas ao longo da vida e principalmente através de relações pessoais. Também conhecidas como Soft Skills, podemos exemplificar algumas dessas habilidades pessoais como: resiliência, empatia, flexibilidade, pensamento crítico e comunicação. Ah, diferente do que muitas pessoas pensam, esse tipo de aptidão é necessário para todos os tipos de cargos e profissionais e em todos os níveis de carreira. 

 

Em um texto de Daniel Goleman sobre Mentalidade Profissional, ele menciona que existe um abismo entre o que os líderes esperam dos profissionais recém formados e o que os novos contratados oferecem. “Em um estudo do Hay Group com 450 líderes empresariais e 450 recém-formados com base na Índia, EUA e China … 76% dos líderes empresariais relataram que trabalhadores iniciantes e graduados recentes não estão prontos para seus empregos.Os líderes alegam que os profissionais não apresentam habilidades sociais. Esses são os traços e comportamentos que caracterizam nosso relacionamento interpessoal. À medida que as estruturas organizacionais evoluem e a globalização se acelera, essas habilidades sociais serão mais cruciais do que nunca.”

 

A Forbes também já se pronunciou sobre o assunto e fez uma lista de 6 soft skills mais requisitadas pelo mercado, são elas: comunicação eficaz, pensamento criativo, resiliência, empatia, liderança,  e ética no trabalho. 

 

  Em julho de 2019 a equipe a Escola Acelera, passou 10 dias imersa em um dos maiores polos de inovação do mundo: o Vale do Silício. Durante essa oportunidade, a nossa equipe pode provar, na prática, a importância que grandes empresas e startups dão para o desenvolvimento das habilidades sociais. Em conversas com grandes executivos de empresas como NVidia, EA Games e Plug and Play, habilidades como resiliência, não ter medo de errar e transparência, sempre eram citadas como as mais importantes para um profissional que deseja se destacar no mercado inovador. 

 

O propósito da Acelera, é justamente desenvolver em crianças e adolescentes essas habilidades que são extremamente necessárias para os profissionais do séc XXI.

Ana Uriarte
Ana Uriarte
No Comments

Post a Comment

Comment
Name
Email
Website