logo

Select Sidearea

Populate the sidearea with useful widgets. It’s simple to add images, categories, latest post, social media icon links, tag clouds, and more.
hello@youremail.com
+1234567890

O Profissional da Indústria 4.0

O Profissional da Indústria 4.0

A Primeira Revolução Industrial foi um processo iniciado na Inglaterra que teve como um dos principais acontecimentos a invenção da máquina a vapor. Na Segunda Revolução Industrial diversos inventos passaram a ser produzidos e comercializados em larga escala como automóvel, telefone etc.

 

Já na Terceira Revolução Industrial, a economia internacional começou a passar por profundas transformações diferenciando-a das duas anteriores, uma vez que englobou mudanças que foram muito além das transformações industriais. Como a utilização de robôs industriais, satélites de telecomunicações, e computador pessoal (PC).

 

A Quarta Revolução Industrial, também conhecida como Indústria 4.0 representa uma evolução dos processos atuais. Com o uso da tecnologia, da Internet das Coisas e dos Softwares Inteligentes, vai ser possível deixar todo o processo produtivo mais autônomo e eficaz, além de diminuir os custos.

 

Podemos ver que a indústria passou por profundas transformações, mas qual será o perfil do profissional que irá se destacar na Indústria 4.0?

A realidade da rápida automatização atrelada à internet das coisas vai exigir um profissional mais qualificado, focado em tarefas estratégicas e no controle de projetos. Os profissionais vão deixar de desempenhar funções repetitivas, para então exercer atividades mais complexas e criativas, que exigirão novas habilidades técnicas e interpessoais bem específicas como trabalho em equipe, liderança e gerenciamento de riscos.

 

Assim, o avanço dos processos automatizados exige diferentes competências dos profissionais, e manter um bom relacionamento com os demais colaboradores da indústria continua sendo importante para equilibrar as relações. Um dos principais desafios para o Brasil hoje se baseia em mudar a formação dos profissionais para que eles possam se tornar aptos a atuar nesse novo modelo de trabalho.

 

Você está preparado? 

Ana Uriarte
No Comments

Post a Comment

Comment
Name
Email
Website