Educando para o Século XXI.
Em média, existem 7,930 milhões de alunos matriculados no Ensino Médio no Brasil. Todos esses alunos aprendem diariamente conteúdos como química, história e literatura. Mas devemos nos questionar: esses conhecimentos são o suficiente? E mais, a forma como as escolas avaliam esse conteúdo é eficiente?
No mundo globalizado e com o crescimento exponencial das tecnologias, cada vez mais temos humanos desempenhando trabalhos menos operacionais e mais estratégicos. Chegamos então em um cenário onde é necessário o desenvolvimento de competências complementares para construir o embasamento necessário para um profissional do século 21. Conceitos e práticas como liderança, comunicação e empreendedorismo são fundamentais para que esses jovens possam desenvolver, aliados aos conhecimentos tradicionais, todas as suas competências.
É inegável que conhecimentos como matemática ou biologia são importantíssimos para o desenvolvimento do pensamento lógico e a construção de conhecimentos gerais. Mas também devemos perceber a importância de conteúdos que desenvolvam outras competências desde cedo. Assim teremos jovens que se desenvolvem melhor e profissionais mais preparados para o presente e futuro.
Além disso, é necessário observar a individualidade de cada um. É certo que cada pessoa tem uma forma específica de absorção de conhecimento. Então, nada mais justo do que buscar sempre formas de ensino mais variadas, dinâmicas e criativas, essas serão essencialmente mais democráticas do que o ensino tradicional.
O que você faz hoje para se preparar?